Niterói

58ª AG: “O povo de Deus sofre com a doença e a fome”

Os Bispos que participam remotamente da 58ª Assembleia Geral, analisam a conjuntura social e eclesial do Brasil. “O povo de Deus sofre com a doença e a fome”, foi o título da análise da conjuntura social e política apresentada ao episcopado brasileiro, no início da sessão da tarde. A apresentação foi conduzida pelo Bispo de Carolina (MA), Dom Francisco de Lima Soares, coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, está participando remotamente, do encontro, assim como os demais Bispos do Brasil. “A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, 475 bispos atualmente, dos quais 309 estão na ativa e os outros 166 são bispos eméritos (aposentados)”, conforme informou por nota a assessoria de imprensa da CNBB.

Ainda segundo a assessoria, a análise desta tarde, priorizou três temas: “pandemia, economia e política brasileira. Dom Francisco, Bispo de Carolina (MA), frisou que se trata de um texto oferecido aos bispos como uma leitura de especialistas das Pontifícias Universidades Católicas do Brasil, organizados no grupo de análise da CNBB, para subsidiar os pastores na leitura e compreensão da realidade brasileira”, destaca a nota.

“Os indicadores econômicos e a conjuntura política apontam na direção de aprofundamento da crise econômica e sanitária. Fome, miséria e desesperança também matam. E podem matar tantos ou mais do que a Covid-19. A crise social salta aos olhos, em especial nas periferias das grandes cidades”, destacou Dom Francisco, Bispo de Carolina (MA) em sua apresentação.

Segundo a Assessoria de imprensa, o tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra, proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”. Também estão na pauta outros 30 assuntos sobre a Igreja no Brasil, que serão aprofundados pelos bispos ao longo da semana.

O encontro através da Plataforma Zoom vai até o dia 16 de abril, em sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

Por João Dias/Íngrid Bianchini
Foto: Adigar José

O post 58ª AG: “O povo de Deus sofre com a doença e a fome” apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico