Niterói

Quarta-feira de Cinzas na Arquidiocese de Niterói

No próximo dia 17 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, tem início o tempo quaresmal e também a Campanha da Fraternidade, lançada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A Campanha da Fraternidade de 2021 será a 5º Campanha a ser trabalhada na Dimensão Ecumênica, e terá como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).”

“Na Quaresma, através da penitência e da observação de nós mesmos, nos preparemos para seguir mais de perto, Jesus nosso mestre. Este é o tempo privilegiado para descobrir a face do Cristo, Servo Sofredor, e com Ele reavivar o nosso coração e tudo o que foi prometido em nosso nome na pia batismal”, disse Dom José Francisco, em uma de suas homilias de abertura da Quaresma.

A Missa de Cinzas, presidida pelo Arcebispo, será ao meio-dia, na Catedral São João Batista, situada na Praça Dom Pedro II, s/nº, Centro, Niterói. Seguindo as orientações sanitárias e o decreto em vigor, a capacidade da igreja será por ordem de chegada até atingir o limite. As paróquias farão nos horários costumeiros; algumas estão agendando e outras acolhendo, por ordem de chegada, até o número permitido para aquela igreja.

Nesta Celebração, a Arquidiocese irá seguir as orientações que vieram da Santa Sé para o Rito. Exatamente o publicado no link:  https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-01/congregacao-culto-divino-modificado-rito-cinzas-tempo-pandemia.html. As paróquias, com o número limitado de pessoas, estarão transmitindo as celebrações em suas Redes Sociais, como vem sendo feito durante toda a pandemia.

Na Arquidiocese de Niterói, o lançamento oficial da CFE 2021 ocorrerá também, no próximo dia 17 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas.  O objetivo geral da CFE 2021, “…é através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”, descreve a organização no site oficial.

No sábado, dia 20 de fevereiro, Dom José Francisco, participa da audiência pública da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021), na Câmara de Vereadores de Niterói. Os fiéis da Arquidiocese poderão acompanhar, ao vivo, através das Redes Sociais Arquidiocesanas, no dia 20 de fevereiro, sábado, às 10h.

 Por João Dias
Arte: CNBB

O post Quarta-feira de Cinzas na Arquidiocese de Niterói apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico