Niterói

Participe de casa da Ordenação Sacerdotal Arquidiocesana

No dia 30 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, ordenará em cerimônia reservada, os diáconos: Alex Coutinho de Abreu (“Mas eu orei por ti” Lc 22,32a), João Paulo Machado da Costa (“Eu me consagro por eles.” Jo 17,19a), Júlio César Bastos Machado (“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi para produzir fruto que permaneça.” Cf. Jo 15,16), Ricardo Mariano Monteiro da Silva (“Darei a minha vida por ti!” Jo 13,37) e Tiago Rocha da Cruz (“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” Mt 5,7). A Santa Missa tem início às 9h30.

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá a Santa Celebração reservada, na Paróquia Nossa Senhora Assunção no Centro de Cabo Frio.  A Ordenação Sacerdotal é um momento muito esperado por quem escolhe seguir a vida religiosa. É uma mistura de alegria, esperança e responsabilidade, para que com zelo, cuide da porção do povo de Deus que a ele será confiada. O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Niterói (SECOM ArqNit) irá transmitir a íntegra da Ordenação, a partir das 9h20 nas Rede Socias e na Rádio Anunciadora e disponibilizou link para retransmissão da Santa Celebração: https://youtu.be/xuahUz6tnEQ.

O código para incorporação em sites:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/xuahUz6tnEQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

E para compartilhar no Facebook:

https://www.facebook.com/dialog/share?app_id=87741124305&href=https%3A%2F%2Fyoutube.com%2Fwatch%3Fv%3DxuahUz6tnEQ%26feature%3Dshare&display=popup

O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral. Através da imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, a Igreja Particular de Niterói terá cinco novos sacerdotes. Os diáconos Alex Coutinho de Abreu, João Paulo Machado da Costa, Júlio César Bastos Machado, Ricardo Mariano Monteiro da Silva e Tiago Rocha da Cruz.

A Celebração Eucarística, na qual serão ordenados os cincos novos padres para a Arquidiocese de Niterói, deverá reunir muitos fiéis, online. Todos os fiéis da Arquidiocese de Niterói estão convidados a acompanhar, pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais da Arquidiocese, a Ordenação Sacerdotal no dia 30 de janeiro, a partir das 9h20. As transmissões estarão disponíveis em arqnit.org.br, radioanunciadora.org.br, fb.com/arqnit, fb.com/radioanunciadora ou youtube.com/arqnit.

Acompanha aqui:

Por João Dias
Arte: Seminário São José
Adaptação da Arte: Thiago Maia

O post Participe de casa da Ordenação Sacerdotal Arquidiocesana apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico