Niterói

Pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo – Exaltação da Santa Cruz

Local onde a Santa Cruz foi cravada, o Santo Calvário – Foto Mídia Center

No dia 4 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz.  A data lembra o dia da dedicação das Basílicas sobre o Gólgota e o Sepulcro de Cristo ressuscitado, construídas durante o Império de Constantino e dedicadas no dia 13 de setembro de 335. Neste dia, também fazemos memória da vitória de Heráclio sobre os persas em 630, dos quais foram arrebatadas as relíquias da cruz, solenemente transportadas para Jerusalém.

O mistério celebrado, no entanto, ultrapassa esses fatos históricos. Dentro do plano de Deus, a cruz tomou-se sinal e símbolo do mistério pascal. Depois que o ser humano falhou em sua vocação através do pecado, a vida e a salvação passarão pela morte. Além de ser Senhor do universo na ordem da criação, Jesus, constituído por Deus como Senhor da vida, tomou-se também o primeiro entre os irmãos ressuscitados para todos os que nele creem e procuram realizar o plano de Deus.

O Papa sobre a cruz
O Papa Francisco reconhece que nem sempre é fácil entender a cruz. O sumo pontífice destaca que, somente com a contemplação se vai avante neste mistério de amor, e lembra dos verbos que Jesus usa, para explicá-lo a Nicodemos: subir e descer. Jesus desceu do Céu para levar todos nós a subir ao Céu, este é o mistério da cruz. O Papa indica que para explicar isto, São Paulo diz que Jesus “humilhou a si mesmo”, fazendo-se obediente até a morte de cruz. Em diálogo com Nicodemos, Jesus explicou que seria elevado na cruz para a salvação de todo aquele que nele crer. Elevado no madeiro da cruz, Jesus revelou o incondicional amor de Deus pela humanidade. Deus ama a todos sem distinção, alegra-se e se compraz em salvar a todos.

Oração diante da Cruz
Deus Todo Poderoso, que sofrestes a morte sobre a madeira sagrada por todos os nossos pecados, sede comigo.
Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós.
Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança.
Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim todas as armas cortantes.
Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai sobre mim todo o bem.
Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal.
Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação.
Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos incidentes corporais e temporais.
Santa Cruz de Jesus Cristo, eu vos adoro para sempre.
Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que os espíritos malignos e invisíveis se afastem de mim, conduzindo-me Jesus à vida eterna. Amém.

Com informações de Mídia Center, Custódia da Terra Santa
Por Pe. Ricardo Mota

O post Pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo – Exaltação da Santa Cruz apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico