Niterói

PASCOM Brasil realiza 1º Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores das Arqui/Dioceses

No sábado, 12 de dezembro, a Pascom Brasil realizou o 1º Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores Arqui/Diocesanos. Devido à pandemia da Covid-19, o evento, do qual tive a honra de participar, aconteceu de forma online. Dentre os assuntos abordados, o primeiro foi a definição  do Muticom (Mutirão da Comunicação), definindo-se  que ele será híbrido, isto é, presencial e online.

Tema: “Por uma comunicação integral o humano nos Ecossistemas”. As inscrições devem começar em novembro e o local, a PUC Minas, de 22 a 25 julho de 2021.

Outro assunto foi a criação da Escola de Comunicação em nível nacional, pois algumas dioceses já têm a intenção de ampliar a formação para todos os agentes da Pascom, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, a partir dos quatro eixos, presentes no Diretório de Comunicação da CNBB. O coordenador do Regional Leste 1, da CNBB, Adielson Agrelos, conversou sobre o encontro de sábado.

Segundo ele, “visando sustentar a parcela da comunicação, a situação é formada por quatro eixos. Isso deve fazer com que a parcela comunicação incentive e possa refletir e estimular as suas ações, no sentido comunicativo. O que são esses quatro eixos? Formação, articulação, produção espiritualidade. Cada um deles tem um objetivo específico, na vida e missão da Pascom. A formação tem por objetivo a qualificação das lideranças dos agentes de pastoral, e executar os projetos, teoricamente embasados, tecnicamente atualizados. A articulação, já está no próprio nome, é articular, fomentar e procurar integrar as Coordenações de Pastoral da Comunicação, nos diversos âmbitos: paroquial, diocesano, regional e nacional.”.

“A produção talvez seja o eixo no qual a Pastoral da Comunicação realiza um pouco do que é visível na Pastoral. Então, a produção  são os sites, a presença nas mídias digitais, os impressos ou seja, tudo o que é a forma de atuação da Pascom, nos diversos âmbitos e meios comunicacionais. E a espiritualidade, porque sem a espiritualidade, não existe a Pascom. A espiritualidade constitui o alicerce de todos os eixos que citamos acima. E na Coordenação Nacional da Pascom, na Comissão Nacional, nós, que somos cerca de vinte coordenadores, de todo o Brasil, dos vários regionais do Brasil, nós nos dividimos em grupos de trabalho, por cada um desses eixos.”.

“Temos um grupo de trabalho da formação, da articulação, da produção e da espiritualidade. Eu mesmo sou um dos coordenadores desses grupos de trabalho, sou coordenador do grupo de trabalho da produção. O que a gente quer, desta forma, se dividindo pelos grupos de trabalho? Nós queremos fazer com que a Pascom Nacional, a Pascom Brasil possa organizar toda ação Pastoral nos regonais, consequentemente, nas dioceses e também nas paróquias. Espero ter podido ajudar um abraço”, concluiu o coordenador.

Por João Dias
Foto: Antonio Kayser (Pascom Brasil)

O post PASCOM Brasil realiza 1º Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores das Arqui/Dioceses apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico