Niterói

Arquidiocese retoma atividades de Batismo, Eucaristia e Confirmação, para a Iniciação Cristã 

A Arquidiocese de Niterói, por decisão colegiada da IVIC e do Arcebispo, refletindo a situação atual, para as atividades de Batismo, Primeira Comunhão e Crisma, buscando responder às necessidades espirituais dos fiéis, dos catequistas e padres, apresentou, no dia 08 de setembro, Instruções para Iniciação à Vida Cristã, visando orientar como proceder, para que aconteça, com segurança a aplicação dos sacramentos, neste tempo de pandemia.

Leia as intruções oficiais da Arquidiocese de Niterói para sacerdotes e catequistas para a realização dos sacramentos, clique aqui.

A novidade apresentada foi a liberação, por força do Cânon 882, do Código de Direito Canônico, que concede aos Párocos e Administradores Paroquiais a faculdade de administrar o sacramento da Confirmação, em suas respectivas Paróquias, em pequenos grupos, até o final do ano de 2020, em conformidade com os protocolos de segurança.

Irmã Inês Maria CNSB destacou, em mensagem à nossa redação, o parecer, que a IVIC, neste momento específico, está orientando os catequistas, lembrando atitudes a serem tomadas, para responder às necessidades, da Primeira Comunhão e Crisma, nas paróquias. “Muitos catequistas pediram que a coordenação intercedesse junto a Dom José, para que liberasse a recepção dos sacramentos, para aqueles, que já estavam preparados, e que iriam recebê-los na Páscoa de 2020, visto que alguns padres já os estavam realizando. Importante deixar bem claro, que não é o retorno da catequese. Não será possível reunir turmas, para ter encontros. Mesmo com revezamento, visto que muitos pais não iriam aceitar…”, destacou a coordenadora.

Com informações de Ir. Inês Maria CNSB
Por Pe. Ricardo Mota

O post Arquidiocese retoma atividades de Batismo, Eucaristia e Confirmação, para a Iniciação Cristã  apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico