Niterói

Praia de Itaipu será sede da Campanha Janeiro Branco no sábado

No dia 18 de janeiro, sábado, a partir das 9h, vários profissionais voluntários das áreas de Psicologia, Serviço Social e Biomedicina organizarão um mutirão de conscientização sobre a importância do cuidado da Saúde Mental e Emocional, através de momentos de reflexão sobre o sentido e o propósito da vida, qualidade de relacionamentos e autoconhecimento. A “Campanha Janeiro Branco”, que há seis anos acontece em todo o país, tem o objetivo de alertar sobre a necessidade de refletir e prevenir o adoecimento mental/emocional das pessoas e contribuir para a valorização da subjetividade humana.

A Campanha acontece sempre no mês de janeiro, atendendo ao simbolismo de que o primeiro mês do ano é como uma “folha em branco”, pela qual as pessoas podem ser inspiradas a refletir e a escrever e/ou reescrever a história de suas vidas.  Em todo o país acontecem ações independentes, para alertar sobre a importância de dar visibilidade ao tema Saúde Mental, e a importância de traçar estratégias e políticas públicas que atendam à população, e sejam capazes de atuar na prevenção do adoecimento mental/emocional.

Segundo uma das organizadoras, a psicóloga Paula Barreto, especialista em psicopedagogia, “A Campanha Janeiro Branco, a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, nasceu para tornar realidade o ideal de um mundo mais saudável em relação a tudo o que diz respeito à subjetividade dos indivíduos”.

Por isso, precisamos falar sobre Saúde Mental, convidando as pessoas para cuidarem de si e da saúde de todos, contribuindo para um mundo com mais sentido, mais harmonia e mais culturas saudáveis para as mentes, os corpos e as relações sociais de todos.”, completou a psicóloga.

Ela enfatiza que o “mundo pede, o mundo precisa e todo mundo que compõe a humanidade tem direito à Saúde Mental  e a informações sobre Saúde Mental. Somente conhecendo as corretas informações sobre tudo o que pode produzir Saúde e Saúde Mental nas vidas dos indivíduos é que conseguirão ajudar as pessoas a terem vidas mais harmônicas, mais felizes, mais saudáveis, com mais sentido e com mais propósitos e que façam bem a todos. Precisamos falar sobre Saúde Mental e sobre tudo o que diz respeito às múltiplas dimensões da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições sociais”, destaca a psicopedagoga.

Precisamos falar sobre Saúde Mental e ensinar os indivíduos a pensarem sobre as condições pessoais, sociais, materiais, culturais, subjetivas e objetivas nas quais vivem, nas quais se relacionam e nas quais reproduzem as suas existências. Todo ser humano precisa aprender a cuidar da sua Saúde Mental e da Saúde Mental das pessoas com quem convive e com quem se relacionam no dia-a-dia.”, explica Paula Barreto.

Ela aproveitou a oportunidade para reforçar o convite: “de agora até janeiro de 2020, a Campanha Janeiro Branco convida todo mundo a pensar em formas, estratégias, temas, questões, assuntos, ações, iniciativas e abordagens capazes de inspirar e de estimular as pessoas e as instituições sociais a refletirem sobre Saúde Mental e as suas variadas facetas, as suas múltiplas dimensões. O nosso grupo de Psicólogos da Região oceânica de Itaipu repetirá,  em janeiro de 2020, a grande e simples ação que aconteceu em janeiro do ano passado. Será no dia 18 de janeiro às 9h, na Praia de Itaipu, no famoso e agradável quiosque do Jorginho, parceiro fiel da Campanha”, finalizou a psicóloga.

Na praia, o grupo estará conscientizando as pessoas da necessidade urgente de falar sobre a Saúde Mental. Serão distribuídos panfletos sobre a campanha e os interresados em participar da Campanha, compareçam no dia ou utilizem as hashtags: #QuemcuidadamenteCuidadavida, #Vemprasaudemental e #janeiroBranco.

Por João Dias com informações de Paula Barreto
Foto: Arquivo

O post Praia de Itaipu será sede da Campanha Janeiro Branco no sábado apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico