Niterói

Jovens voluntários constroem capela em três dias em Araruama

Em um curto tempo de três dias, vividos entre 15 e 17 de novembro, jovens voluntários do programa Superação, da ONG Sonhar Acordado, ergueram a nova Capela Santa Bárbara e São Jorge, pertencente à Paróquia São Vicente de Paulo, em Araruama, no Vicariato Lagos.

Antes da construção, os moradores da área, conhecida como Loteamento Solar, reuniam-se em um pequeno espaço, enlameado e com uma pequena tenda feita com madeira de eucalipto, para se protegerem da chuva ou do sol, onde era realizada a Santa Missa, uma vez por mês e recitado o terço todas as quartas-feiras. Agora, a realidade é totalmente diferente. Após a comunidade construir a fundação de concreto, cerca de 60 jovens voluntários ergueram, em três dias, a capela feita de madeira, com direito a torre, sacristia, janelas, forro, altar, bancos e até mesmo um sino, que deu as primeiras baladas antes da Missa de Inauguração.

O Padre Adriano Cézar, Administrador Paroquial da Paróquia São Vicente, conta que a comunidade esperou por muito tempo, para que este sonho se tornasse realidade: “O povo, durante anos, cultivou sua fé através da devoção à Virgem Maria com o Santo Terço e, com perseverança, acreditou. Depois de tanto esperar e graças à Providência Divina pela ONG Sonhar Acordado, nós temos hoje um templo onde, com dignidade, nós celebraremos a Eucaristia e os sacramentos. Nossa expectativa é que seja um local de encontro com Deus, para que esta comunidade, localizada distante da Matriz, possa se encontrar com o Senhor através do Santíssimo Sacramento.”

Além da construção, cerca de 200 missionários, direcionados pela Juventude e Família Missionária, visitaram as casas da região, para evangelizar e anunciar a boa nova da capelinha, que já rendeu frutos com a participação dos visitados na Santa Missa de inauguração. A paróquia também recebeu apoio, durante a missão de visita às casas, dos Institutos Nossa Senhora do Bom Conselho e Oblatas do Cenáculo, as comunidades católicas Dom de Deus, Servir, Divina Cruz e Vem Senhor Jesus.

Para Maria José, moradora do loteamento há 32 anos e uma das fundadoras da comunidade, a construção da capela é, realmente, uma graça de Deus e espera que ela renda muitos frutos: “Nós estamos muito orgulhosos e o sentimento é de pura alegria, pois essa capela é a coisa mais linda. Esperamos trazer muitas almas para esse espaço, cativar a todos e fazer um trabalho maravilhoso com as crianças.”

Por Ana Mesquita
Fotos: Setor Juventude

O post Jovens voluntários constroem capela em três dias em Araruama apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico