Niterói

Formação para Músicos da Pastoral Litúrgica acontece domingo

A Paróquia Sagrados Corações, situada à Praça Camilo Pereira Carneiro, 176, Ponta d’Areia, recebe no dia 15 de setembro, a partir das 9h, o Encontro de Formação para Músicos da Pastoral Litúrgica. O encontro será assessorado com Monsenhor Guedes, liturgista da Arquidiocese de Niterói, juntamente com Frei Marco Antonio, teólogo de Petrópolis.

Para Monsenhor Guedes, que dará assessoria ao evento,“é sublime e sério o comprometimento com a música litúrgica, pelas razões que ela tem na sagrada Liturgia, que são: Razão Teológica = celebrar a ação de Deus; Razão Cristológica = celebrar o Mistério Pascal; Razão Pneumatológica = cantar no Espírito Santo e Razão Eclesiológica = cantar em e com a comunidade”, disse Monsenhor.

“A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido  ao texto, constitui parte necessária ou integrante da liturgia solene. A música será mais santa quanto mais intimamente estiver unida à ação litúrgica…”   (cf SC Sacrosanctum Concilium 112)

 “É necessário, portanto, entender que a música litúrgica está intimamente ligada à ação realizada, ao tempo e à celebração que irá acontecer; cantar o quê, cantar como, cantar quando e cantar para quem”, concluiu Monsenhor Guedes.

Por João Dias com informações de Monsenhor Guedes
Arte: divulgação

O post Formação para Músicos da Pastoral Litúrgica acontece domingo apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Católico