Niterói

Regional Leste 1 emite nota pelo falecimento de Dom Rafael

O Regional Leste 1 – CNBB, com profundo pesar, comunica o falecimento de nosso querido irmão Dom Rafael Llano Cifuentes, bispo emérito de Nova Friburgo (RJ), na casa da Opus Dei, bairro Tijuca na cidade do Rio de Janeiro, após longo período de enfermidade.

Nascido em 18 de fevereiro de 1933 na Cidade do México, foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1959 em Madrid na Espanha. Doutor em Direito Canônico foi nomeado em 04 de abril de 1990 como Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, sua ordenação episcopal se deu em 29 de junho de 1990 com o lema “Omnia Traham ad Meipsum (Tudo atrairei a mim).”

Membro da Opus Dei onde foi secretário do fundador da São Josémaria Escrivá de Balaguer, ele mesmo dizia que “a vivência ao lado de São Josemaria representou o fator preponderante da sua vocação”. Dom Rafael viveu intensamente o seu ministério presbiteral e episcopal. Professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Filosofia, deixa uma vasta obra para a nossa Igreja. Em 2004 foi nomeado bispo diocesano de Nova Friburgo (RJ), onde ficou até 2010 quando pediu renúncia conforme o Cân. 401§1. Em 2007 foi eleito Presidente do Regional Leste 1 da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que ocupou até maio de 2011.

O velório será aberto ao público a partir dás 7h na Catedral Metropolitana de São Sebastião, com santa missa às 7h, 8h30, 10h e 11h30. A Concelebração de Exéquias acontecerá às 14h e em seguida o corpo de Dom Rafael será levado para o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, onde será sepultado no Mausoléu da Opus Dei, conforme sua vontade.

Dom Rafael deixa-nos um belo legado e ensinamentos que serão transmitidos às próximas gerações de nossa Igreja. Firmes na esperança, rogamos a Deus para que acolha em seu Reino esse seu servo bom e fiel.

Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro
Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

Católico