Niterói

SETOR JUVENTUDE – Missão de Férias mobiliza jovens profissionais em nova experiência

- missao_de_ferias_2017_mobiliza_jovens_profissionais_para_uma_nova_experiencia_2“Um Igreja jovem, uma Igreja em saída!” cada vez mais essa é a realidade da juventude da Arquidiocese de Niterói impulsionada pela sede de servir aos mais necessitados. Durante 20 dias os jovens profissionais selecionados proporcionarão aos moradores da  Área Missionária do Alto Rio Madeira (Setor II) atendimentos, atividades, palestras e workshops.

Baseados na 4ª linha de ação do documento 85 da CNBB “Discipulos e Discípulas para a missão”, se unem pelo segundo ano consecutivo, à Igreja-Irmã de Porto Velho para uma missão marcada pelo protagonismo juvenil como discípulos-missionários através da busca pela promoção social e desenvolvimento da dignidade humana. Desta forma, os jovens do Setor Juventude diferindo-se da Missão de Férias 2016, que possuía um caráter pastoral e evangélico, realizam atividades de promoção e prevenção à saúde e garantia de direitos no período de 14 de Janeiro a 04 de fevereiro. Estão presentes profissionais e alguns estudantes das áreas de serviço social, psicologia, direito, pedagogia, educação física, enfermagem, odontologia e nutrição que prestarão serviços à comunidade.

Alguns dos jovens profissionais selecionados estavam presentes na missão em 2016 e com a experiência prévia tem várias expectativas quanto a essa nova proposta. “Há 1 anos atrás eu ía para União Bandeirantes, Porto Velho/RO, em Missão pelo Setor Juventude e, ao voltar, era uma jovem diferente em meus valores, em minha forma de lidar com os outros e com uma fé muito mais viva. Hoje embarcando para União Bandeirantes pela 2ª vez, um misto de emoções me consome. Porém, de duas coisas tenho certeza: a primeira é que se nós, vivermos a Missão conforme o Espírito nos impulsiona expressaremos nossa fé através de nossas profissões reconhecendo o próprio Cristo em cada irmão um. Se assim agirmos, a segunda certeza é que nós seremos grandes beneficiados nessa Missão também ao reconhecermos o amor de Deus em nossas vidas através das pequenas coisas” afirmou a jovem Luísa Assumpção missionária na área de Direito.

Os missionários terão como objetivo, além da promoção social, espiritual e humana da população do distrito de União Bandeirantes (RO), deixar como legado ferramentas para que o próprio povo continue construindo sua cidadania e dignidade como filhos de Deus.

Texto e foto: Setor Juventude

Católico