Niterói

NOSSA SENHORA – Nossa Senhora de Lourdes

LURDESNeste mês de fevereiro, celebramos as aparições de Nossa Senhora na gruta de Massabielle, nos arredores de Lourdes.

O ano era 1858, portanto 28 anos depois das aparições da Virgem em Paris (Nossa Senhora das Graças) e 12 anos após as aparições em La Salette. Era a 3ª manifestação Mariana em terras francesas, no curto período de 28 anos.

O renomado sacerdote, René Laurentin, grande mariólogo, respeitado no mundo todo, em seu livro Lourdes, relato auténtico de las apariciones, destaca os quatro pontos principais das mensagens de Nossa Senhora em Lourdes, a saber: a pobreza, a oração, a penitência e a Imaculada Conceição.

Quando nos deparamos com as mensagens da Santíssima Virgem, também nas outras aparições francesas, notamos que os apelos da Mãe são sempre os mesmos, uma vida maior de oração, de pobreza e de penitência, elementos essenciais para uma vida de santidade.

Porém em Lourdes, naquela pequena gruta de Massabielle, Nossa Senhora quis confirmar o que o Papa Pio IX havia proclamado 4 anos atrás. Ao aparecer à Santa Bernadete, a Senhora lhe diz: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Essa mensagem da Virgem Maria, feita há 159 anos, torna-se atual, na medida em que contemplamos o mundo em que vivemos hoje.

Os sistemas tiranos, cruéis, hedonistas e egoístas, tão abertamente pregados em nossos lares, são justamente o inverso da Imaculada Conceição proclamada pela Igreja em Maria, e confirmada por Maria na Igreja.

Não são poucas as vezes em que nos deparamos com católicos que postam que são da Imaculada, mas entre um post e outro, no Facebook, criticam uma posição mais radical de um Bispo,  e entre um post e outro em que se dizem da Imaculada, postam fotos na balada, com roupas nada Imaculadas e comportamento menos ainda.

A Virgem nos pede que sejamos dela, mas para sermos dela, precisamos viver as virtudes dela, e ela é a Imaculada, a sem pecado, a que nos ensina a fugir dos sistemas do mundo.

Não podemos mais declarar nossa devoção à Imaculada e colocar as pessoas no paredão para serem eliminadas, usar o confessionário para “queimar” o outro e desabafar.

Que aprendamos, com a mensagem de Lourdes, que unidos à Imaculada é possível sermos santos, puros e irrepreensíveis diante de Deus e dos homens.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Por Michael Sales

Católico