Niterói

LUZ DE FÁTIMA – Os Pastorinhos se espelham na Missionária MARIA

O Evangelho de São Lucas nos relata a anunciação do anjo a Maria. O anjo Gabriel disse a Maria: conceberás e darás à luz um Filho… Ele será chamado Filho do Altíssimo… Maria disse então: Eis-me aqui Senhor, Faça-se em mim segundo a Tua palavra. Este Fiat de Maria – “Faça-se em mim”, decidiu da parte humana do cumprimento do Mistério Divino.

São Lucas nos relata Maria, em missão, em várias situações: … Ela, ao ouvir do anjo, que a sua parenta Isabel, já em idade avançada, estava grávida, partiu às pressas para visitá-la. Levando em si o Filho de Deus, ao saudar sua parenta, comunica-lhe a presença do Altíssimo, o que faz saltar de alegria no seio de Isabel o nascituro João (Lucas 1,41).

Nas Bodas de Caná: Não tem mais vinho. E Jesus: ainda não chegou a minha hora e ela: Faça tudo o que Ele vos disser. E Jesus, antecipando a hora do Pai, transformou a água em vinho.

Junto à cruz, Maria estava lá. É o seu supremo Faça-se unido ao do Filho, entregue à vontade do Pai.

Ao entregar Maria ao discípulo amado (Jo.19,26), e o discípulo amado à Maria, Jesus entrega-a à igreja, que Dele nasce no sangue e água. Mãe da vida Divina, ela é célula primeira e pura, da assembleia, crente da sua realização plena na Parusia.

Em Fátima, os três pastorinhos também, apesar da tenra idade, manifestam uma convicção profunda de que Nossa Senhora lhes confia uma missão capital para a salvação de todos os homens. Sentem-se diretamente chamados a colaborar na missão da igreja, unindo o sacrifício das suas vidas ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Desde o inicio das aparições, os três pastorinhos entenderam ser esta a vocação que lhes foi destinada por Deus, através do anjo e de Nossa Senhora: orar, orar muito; fazer penitência pelos pecadores, no número dos quais eles se incluem. E à Lucia, de um modo particular, Maria disse que Jesus queria servir-se dela para ir pelo mundo, difundir a reparação ao Seu Imaculado Coração.

No contexto da mensagem de Fátima, o coração de Maria aparece como oásis de paz, no meio da guerra; como rampa de lançamento da conversão da humanidade; como baluarte seguro, no meio de um mundo revolto; como escada de salvação, evitando a queda de tantos, que se condenariam; a mensagem de Fátima é uma mensagem de otimismo, no poder da oração, aproveitando a mediação eficiente da Virgem de Caná, de Maria que, como diz o Concílio, na terra brilha como esperança segura e de consolação de um povo de Deus, ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor.

Maria vem lembrar-nos, através dos pastorinhos, que a meta é o céu. Que o Reino começa aqui e continua, até que Cristo seja tudo em todos. “Fazei tudo o que o meu Filho vos disser”. (Jo.2,5).

A missão que Nossa Senhora deu aos pastorinhos, em 1917, hoje é confiada a cada um de nós.

Pelo coração de Maria, até o coração de Jesus, e por este até o coração de Deus, nosso Pai.

Salve Maria!

 

     Por Ir. Salete Porfirio MSF

Católico