Niterói

SUPERANDO LIMITAÇÕES – Estratégias para aliviar a ansiedade

A ansiedade materializa-se numa ocupação antecipatória dos recursos da mente sobre algo que acontecerá ou que se receia que aconteça no futuro. A ansiedade e consequentemente a preocupação exagerada aumentam os níveis de tensão e interferem no seu dia, tudo isso sem nenhum retorno positivo. O terrível hábito da preocupação crónica é um processamento mental que você pode aprender a diminuir e até mesmo a superar.

Aceite a incerteza. A incapacidade de tolerar a incerteza desempenha um papel central no aumento da ansiedade e preocupação. As pessoas que sofrem de preocupação crônica têm um impulso enorme para o esclarecimento de todas as suas dúvida e imprevisibilidade. Elas precisam saber com 100% de certeza o que vai acontecer. Pensando em tudo o que podia dar errado, não torna a vida mais previsível. Desafiar a intolerância da incerteza é a chave para o alívio da ansiedade.

Crie um período para a preocupação. É difícil ser produtivo e funcional na sua vida diária, quando a ansiedade e a preocupação dominam os seus pensamentos. Tentar parar de se preocupar não funciona, pelo menos não por muito tempo. Uma estratégia eficaz é desenvolver o hábito de adiar a preocupação. Criar um período para a sua preocupação. Escolha um horário definido e um lugar para se preocupar.

Desafie os pensamentos negativos. Se você sofre de ansiedade e preocupações crônicas, é provável que você olhe para o mundo de maneiras que parecem torná-lo mais perigoso do que realmente é. Você também pode desacreditar da sua própria capacidade para lidar com os problemas da vida. Estes pensamentos irracionais e atitudes pessimistas são conhecidas como distorções cognitivas. Você deve ganhar motivação para treinar a sua mente com novas formas de raciocínio, instituindo um pensamento positivo e adequado.

Aprenda a relaxar. A ansiedade é mais do que apenas um sentimento. A ansiedade comporta uma resposta que se faz sentir no corpo físico. O seu coração bate mais forte, você respira mais rápido, os seus músculos ficam tensos, e em algumas situações pode a ter uma sensação de tontura. Quando você está relaxado, o contrário acontece. É impossível estar-se ansioso e relaxado ao mesmo tempo. E isto é uma estratégia poderosa que pode ser utilizada em situações de extrema ansiedade. O relaxamento é uma tática para o alívio da ansiedade.

Cuide de si mesmo. Um estilo de vida saudável e equilibrado desempenha um grande papel na ansiedade, medos e preocupações; os mantendo a níveis funcionais e adequados.

Por Drª Loíse de Oliveira CaputoLoíse de Oliveira Caputo

Católico