Niterói

NOSSA SENHORA – Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Desatadora_dos_nosNesse mês de Agosto, no dia 15 temos diversas datas comemorativas a Virgem Mãe de Deus. Porém iremos falar aqui sobre um título que tem sua origem na cidade Alemã de Ausburgo em 1700. Inspirado nas palavras de Santo Irineu de Lyon, Bispo e mártir do ano 202, que disse : “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou!”. Um pintor chamado Johann Schmittdner pintou então um quadro no qual se pode ver a Virgem Maria representada como a Imaculada Conceição, entre o céu e a terra, acima dela o Espírito Santo derramando suas luzes e sobre a sua cabeça as 12 estrelas conforme descrito pelo livro do Apocalipse. Do lado esquerdo de Nossa Senhora um Anjo lhe entrega uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Do lado direito da Virgem, a fita está lisa, sem nós.

O simbolismo desse quadro leva muitas pessoas a buscar nessa devoção o alívio de seus fardos diários, afinal de contas quem não tem na vida algum ou alguns nós para serem desatados? E a Virgem Maria ao receber do Anjo os nossos “nós”, ou seja, nossos problemas do dia a dia, que nos afligem, entristecem e desanimam, ela iluminada e como sempre, conduzida pelo Espírito Santo desata nossos “nós”. Ela que é a medianeira entre nós e Cristo, entre a terra e o céu, coroada pelo próprio Criador com as 12 estrelas.

Portanto, não tenha reservas ao entregar á Virgem Imaculada, desatadora dos nós, todos os nós da sua vida, sejam eles pequenos ou grandes, possíveis ou impossíveis aos olhos humanos, pois se entregar à mediação de Maria é um ato de humildade, pois quando assim o fazemos estamos reconhecendo que não somos dignos de ir diretamente a Cristo Jesus e por isso recorremos confiantes á sua mãe, sabendo que ela não retém nada para si, mas sempre nos leva, ornados por suas virtudes ao seu filho Jesus.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós:

Virgem Maria, Mãe do belo amor,  Mãe que jamais deixa de vir  em socorro a um filho aflito,  Mãe cujas mãos não param nunca  de servir seus amados filhos,  pois são movidas pelo amor divino  e a imensa misericórdia  que existem em teu coração,  volta o teu olhar compassivo sobre mim  e vê o emaranhado de nós  que há em minha vida.  Tu bem conheces o meu desespero,  a minha dor e o quanto estou amarrado  por causa destes nós.  Maria, Mãe que Deus  encarregou de desatar os nós  da vida dos seus filhos,  confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.  Ninguém, nem mesmo o maligno  poderá tirá-la do teu precioso amparo.  Em tuas mãos não há nó  que não poderá ser desfeito.  Mãe poderosa, por tua graça  e teu poder intercessor  junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,  recebe hoje em tuas mãos este nó………  Peço-te que o desates para a glória de Deus,  e por todo o sempre.  Vós sois a minha esperança.  Ó Senhora minha,  sois a minha única consolação dada por Deus,  a fortaleza das minhas débeis forças,  a riqueza das minhas misérias, a liberdade,  com Cristo, das minhas cadeias.  Ouve minha súplica.  Guarda-me, guia-me,  protege-me, ó seguro refúgio! Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por nós!Michael Sales

Por Michael Sales

Católico