Niterói

Política com Fé – Católicos se reúnem para discutir a participação dos membros da Igreja na política

Um encontro importante marcou a manhã do sábado, dia quatro de junho. Cerca de 20 membros da Igreja Católica, como coordenadores de pastorais e lideranças paroquiais das Dioceses de Nova Friburgo, de Campos dos Goytacazes e de Niterói, juntamente com representantes do poder público, vereadores das cidades de Nova Friburgo e Macaé, reuniram-se no auditório da sede do Vicariato Litoral, na Matriz Paroquial Nossa Senhora em Fátima, em Macaé, para discutir a participação dos católicos na vida política do país.

A reunião contou com a presença do Vigário Episcopal Pe. Gelcimar Petinati, representando o Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, que iniciou as atividades com uma bênção, e delegou ao Pe. Ademar Pimenta, da Arquidiocese de Niterói, a condução dos atos.

Com o viés baseado, principalmente, na participação dos católicos na política brasileira, o encontro abordou diversos temas de grande importância, como a prática da Espiritualidade, que deve ser vivida por todos aqueles envolvidos nas ações de natureza pública. Na mesma sintonia, Pe. Ademar falou da necessidade da presença de Cristo, especialmente no uso do perdão e da misericórdia.

– O nosso objetivo é nos reunirmos como família, como irmãos para fazer da sociedade em que vivemos um lugar mais fraterno e justo. Conseguimos, seguindo o que Jesus nos manda no Evangelho: sendo sal e luz da terra e refletindo isso não em nossos discursos, mas em nossas atitudes – disse o pároco de Niterói.

Dentro da pauta, também estavam assuntos pertinentes da atualidade, como a importância da Pastoral da Cidadania, o modo pelo qual qual as paróquias e comunidades podem ajudar, no acompanhamento da participação mais ativa de seus membros, na política, além da formação e do discernimento do voto consciente, nas eleições municipais deste ano.

Em outro momento de destaque da reunião, Pe. Ademar afirmou que “a contribuição dos cristãos se deve dar como pessoas de fé e como cidadãos, fortalecendo seus argumentos, especialmente, nos Evangelhos”.

Juntamente com a condução e ponderação do sacerdote, acerca dos pontos apresentados, as pessoas presentes também puderam participar, expondo opiniões e formando grupos de debate para análise dos assuntos.

Diocese de Nova Friburgo
Texto: Thuany Motta

Católico