Niterói

NOSSA SENHORA – Nossa Senhora do Bom Conselho

Michael SalesNo dia 26 de abril, festejamos o dia de Nossa Senhora do Bom Conselho. Na Albânia, em uma pequena cidade chamada Scútari, encontra-sea  desde o século XIII, um quadro de “Santa Maria de Scútari”. Trata-se de um afresco, medindo 31 cm de largura por 42,5 cm de altura, o qual se ignora até hoje quem pintou e quando foi pintado.

Conta a história que, em meados do século XIV, a Albânia fora invadida pelo império Turco. O povo, não tendo senão a Deus para recorrer, rezava pedindo que a Mãe de Deus os livrasse da iminente derrota. Como resposta às orações do povo, surge Jorge Castriota, um devoto de Nossa Senhora, decidido a lutar pela liberdade de seu país.

Dizem as crônicas da época que, no intervalo de cada combate, eles se ajoelhavam para suplicar e agradecer a ajuda de Santa Maria de Scútari. Dali saíam fortalecidos e decididos, e assim iam vencendo o inimigo.

A batalha durou cerca de 23 anos, quando Jorge Castriota veio a morrer.  O povo começou a perder as esperanças e a guerra, por isso, ou abandonavam a pátria ou se entregavam ao império Turco, para serem escravos.

Em uma certa manhã, dois piedosos homens, soldados do falecido Jorge Castriota, chamados Georgis e De  Sclavis, sonharam com a pintura de Santa Maria de Scútari, que os convida a seguirem-na. Ao acordarem, estando em fervorosa oração, a Virgem Maria sai do quadro e os leva, por 30km, às margens do Mar Adriático. A imagem sumiu mar adentro, e os dois começam uma incansável busca para encontrá-la.

Finalmente, em uma igrejinha construída pela viúva Petruccia de Nocera, o povo vislumbra um verdadeiro milagre. Do céu, com uma melodia cantada por anjos, a imagem é trazida do céu por uma nuvem branca, e depositada na igreja de Genazzano. Nos primeiros 110 dias após a chegada da imagem, registraram-se 161 milagres.

Lançando nosso olhar para a Virgem do Bom Conselho, devemos pedir que aquela que educou, orientou e aconselhou o Menino Jesus, nos aconselhe, nos ensine a educar nossos filhos, na fé, na esperança e na caridade. Que a Virgem do Bom Conselho nos aconselhe, e que nós possamos ser guiados pelos seus conselhos, rumo à perseverança final.

“Todas essas maravilhas (da Santa Imagem) se resumem, enfim, no prodígio contínuo, que consiste em encontrarmos hoje, esta imagem, no mesmo lugar e do mesmo modo como ela aí foi deixada pela nuvem, no dia de sua aparição, na presença de todo um povo que teve então a felicidade de vê-la pela primeira vez. Ela pousou a uma pequena altura do chão, a uma distância de, aproximadamente, um dedo da parede nova e rústica da capela de São Brás, e ali ficou, suspensa, sem nenhum suporte” (Raffaele Buonanno, Memorie  Storiche della Immagine de Maria, SS. Del Buon Consiglio Che si venera in Genezzano, Tipografia dell’Immacolata, Napoles, 20 ed., 1880, p. 44).

Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós!

Michael Sales

Católico